A DIFERENÇA ENTRE CIMENTO E CONCRETO


Frequentemente confunde-se cimento e concreto. O Cimento é um composto químico seco, finamente moído, constituído de substâncias calcárias e argilosas, pulverizadas e calcinadas, que quando hidratadas com água, reage lentamente formando um novo composto, desta vez, sólido e capaz de resistir a cargas.

O Concreto é um material formado pela mistura de cimento, água, areia, brita e, eventualmente, aditivos ou adições. O cimento e a água formam a pasta que une os agregados quando endurecida, ou seja, inicialmente encontra-se o concreto em estado plástico, permitindo ser moldado nas mais diversas formas, texturas e finalidades.

Após o início do seu endurecimento o concreto continua a ganhar resistência. Contudo, a obtenção de um concreto com qualidade requer uma série de cuidados que englobam desde a escolha de seus materiais, determinação de um traço que garanta a resistência desejada, passando pela homogeneização da mistura, aplicação no ‘’Slump’’ correto, sua correta vibração e adensamento, até a “cura” adequada, que garantirá a perfeita hidratação do cimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *